AMEAÇAS À SEGURANÇA

As ameaças ao sistema de informação estão relacionadas à quebra dos 3 princípior básicos da segurança da informação:

Perda Confidencialidade: Acontece quando ocorre a quebra do sigilo de alguma forma. Por exemplo quando o indivíduo da TI “deixa” vazar informações a respeito de dados de alguém, por exemplo, como a senha de um usuário, a qual estaria disposta à apenas um determinado grupo de pessoas.

Perda da Integridade: Quando fica exposta na mão de uma pessoa não autorizada, uma informação que não lhe compete saber, nem mexer, e essa pessoa sem a devida autorização, faz alterações inapropriadas, que não foram aprovadas e não tem o conhecimento, controle do proprietário.

Perda da Disponibilidade: Ocorre quando a informação não está acessível à quem necessita dela, seja por má intenção de alguém, seja por uma boa intenção, porém erronea, seja por fatores internos ou externos, ou por falha do equipamento por exemplo. Um exemplo prático seria quando a rede de cartões está fora do ar, não estando dessa forma disponível à pessoa que necessita dele naquele momento.

Outras grandes ameaças surgiram com o uso insubstituível e imprescindível da internet. Os vírus hoje, preocupam demais, pois circulam muito rapidamente, e causam fortes danos. Existem ainda diversos usuários que fazem uso de modems para conexão com a Internet, muitas vezes contornando os controles e proteções da rede ou de um firewall corporativo.
Para garantir que há privacidade e integridade das informações enviadas pela Internet / Intranet, é necessário implementar a segurança no meio de transporte. A criptografia é fundamental para este fim, sendo que os principais produtos que possuem criptografia "embutida" sofrem limitações devido as restrições de exportação dos EUA.

Fonte: http://www.istf.com.br/vb/gestao-da-seguranca/4417-seguranca-da-informacao.html

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: